Saturday, January 30, 2010

Últimos Poemas, de Nuno Morais

Com data marcada para o próximo dia 8 de Fevereiro, no Centro Cultural de Belém, a Sociedade Portuguesa de Autores e a RTP juntam-se para atribuir uma nova categoria de prémios que reconhecem o que de melhor se fez no cinema, teatro, artes visuais, música, literatura, televisão, rádio e publicidade em 2009.

Vão chamar-se assim mesmo, Prémios Autores SPA/RTP. José Jorge Letria, vice-presidente da SPA afirma que a ideia de criar um prémio para a obra autoral, nas suas várias áreas, partiu da SPA e que foi apresentada à RTP, onde foi muito bem acolhida, desde os primeiros contactos: “Foi uma relação exemplar”, afirmou ontem durante a apresentação dos prémios, sobre o diálogo com o vice-presidente da televisão pública José Marquitos.

João Lourenço, encenador e administrador adjunto da SPA defende que este galardão vem dar alguma notoriedade a uma área em risco: “Quando a propriedade intelectual é posta em perigo e o governos e as pessoas, por desconhecimento, não se importam, têm de ser as sociedades de autores a tomar este tipo de iniciativa. João Lourenço, que participará na coordenação do espectáculo de dia 8, afirma que não será uma gala “hollywoodesca”: 2Só porque não há meios económicos, criadores há”. Mas que terá a dignidade que os autores merecem.

Os prémios, com um troféu assinado pelo designer Henrique Cayate são, nas palavras do director de programas da RTP, “José Fragoso”uma iniciativa que fazia falta aos autores, à televisão e ao público”.

Cada categoria terá três elementos de júri, entre personalidades da área em causa, e serão nomeados três trabalhos em cada uma dessas categorias. Um deles ganhará.

Mas José Jorge Letria avançou duas categorias “especiais” que já foi definido a quem serão atribuídos. Para o prémio Melhor Programação Cultural Autárquica foi escolhida a Câmara Municipal de Cascais, em parte pela inauguração do Museu Paula Rego e pela organização do Festival de Cinema do Estoril, referiu o responsável da SPA. E no prémio vida e obra foi escolhido o nome de Júlio Pomar que, nas palavras de José Jorge Letria “é um dos maiores pintores de sempre e um criador plástico com grande projecção internacional”.

Literatura
Júri
Pedro Mexia
Rita Pimenta
Annabela Rita
Melhor livro de poesia
A luz fraterna (António Osório)
Ofício Cantante (Poesia completa de Herberto Hélder)
Últimos poemas (Nuno Rocha Morais – título póstumo)



Um porto – a putrescência da chegada,
Mescla de cânhamo, gasóleo, maresia.
Trepidação, gritaria, a água imunda,
Mas irisada com os rastos de óleo,
Um espelho talvez mais rigoroso.
Pestanejamos para habituar os olhos
Ao fim da viagem, às cores mais sombrias.
Resta saber se teremos de facto viajado,
Se nos tisnámos sob sóis bastantes
Para nos fazer mudar de pele,
Se fugimos às cordas de latitudes,
Se há longitudes que nos alcançaram,
Se o remisso regresso é só mais um revés,
Só mais um grau na translação da angústia.
O que saberemos quando se der o leve baque
Com que a terra nos recebe?

No comments: